top of page

 

 

O Projeto Universidade no Bosque (PUB) é sem dúvida um dos projetos mais belos que os alunos da Biologia podem fazer parte. Externar o que se aprende dentro das salas de aulas e dos laboratórios, onde o ar condicionado torna o clima ameno e as portas fechadas garantem a segurança da sabedoria, torna os alunos participantes do projeto um pouco mais lapidados. O clima ameno garantido pelo ar condicionado é trocado pela luz e calor do sol, e as portas fechadas são substituídas por toda a sorte de perguntas que respondidas ou não, despertam na população e em especial nas crianças o gosto por aquilo que resolvemos ter como nossa profissão: o respeito pela Natureza como um todo.

Durante alguns domingos do ano, o Bosque Municipal de São José do Rio Preto ganha um colorido especial, fica enfeitado com o “azul Smurf” das camisetas dos monitores, que se empenham para levar um pouco de seu conhecimento para a população. O projeto consiste num grupo de alunos supervisionados pela professora Eliana Morielle Versute. Os alunos se distribuem nos diferentes recintos e nas coleções de animais fixados, juntamente com o pessoal da botânica e do meio ambiente que também realizam um trabalho de educação ambiental com as crianças e outros visitantes do bosque.

 É gratificante terminar os domingos com a sensação de que pelo menos um grupo de pessoas puderam ter acesso a aquilo que poderia ter ficado trancado na sala de aula, pois é só assim que a profissão que escolhemos ter faz sentido, quando podemos transmitir e dividir o nosso respeito aos animais, plantas e à Natureza como um todo. O projeto só faz sentido se existirem alunos dispostos a realizá-lo, tanto os veteranos quanto os “bixos” que todos os anos são essenciais para renovar, ensinar, e principalmente aprender muito com o projeto.

bottom of page