top of page

Em 1996 nasceu o Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia (CAEB) com o intuito de ampliar e diversificar a Semana de Estudos de Biologia da UNICAMP (1993-1995). No seu primeiro ano, o CAEB contou com a participação de 320 congressistas. Desde então esse número só cresceu, chegando a marca de 1100 inscritos no IX CAEB.

 

Desde a sua criação, o CAEB tem como objetivo promover a integração entre estudantes, professores e profissionais Biólogos e de áreas relacionadas através da apresentação de palestras, painéis, minicursos, mesas-redondas e outras atividades correlatas, como confraternizações e apresentações audiovisuais (slide-show), que tenham como tema as Ciências Biológicas, abordando-os de forma multidisciplinar. Devido à grande diversidade de temas tratados, o evento contribui com a formação de estudantes, proporcionando oportunidades como o direcionamento profissional.

 

O CAEB não tem fins lucrativos. Sua pretensão maior é de, com o apoio e parceria da comunidade e de instituições públicas e privadas, promover um evento de qualidade que oferece oportunidade de debates, informação e divulgação de trabalhos em desenvolvimento.

 

O IX CAEB, ocorrido entre os dias 27 a 31 de julho de 2009, contou com 1100 inscrições, 200 trabalhos científicos apresentados, 60 palestrantes de diversas áreas e locais do país, além de um internacional.

 

O X CAEB foi realizado entre os dias 25 a 29 de julho de 2011, contou com 1714 inscrições, 148 trabalhos, 60 palestrantes de diversas áreas e locais do país, além de um palestrante da Harvard University - EUA. Além disso, sempre pensando em inovar, nessa mesma edição o CAEB preparou várias novidades para os congressistas, como a apresentação do Coral Ziper na Boca, da UNICAMP, na abertura do evento e uma atividade extra no período noturno, o PipoCAEB, que consistiu em sessões de filmes relacionados à temática das Ciências Biológicas seguidos de um bate-papo com renomados pesquisadores. Foi o primeiro ano em que foram distribuídas canecas a todos os congressistas.

 

Conseguinte, na 10ª edição, tivemos também como meta a solidariedade, destinando uma parcela dos investimentos feitos ao congresso para compra de alimentos, roupas, itens de escritório, e outros itens para serem doados para instituições de caridade, além de arrecadações feitas durante o congresso, em uma campanha pela solidariedade.

 

O XI CAEB, ocorrido de 22 a 26 de julho de 2013, teve 1000 inscrições, 150 trabalhos apresentados e mais de 60 palestrantes de todos os cantos do país, além de dois internacionais. Vimos uma continuidade na programação cultural o PipoCAEB além das várias novidades preparadas. Houve a criação do MPBio,  um propostra para unir Biologia, música e diversão. Nessa atividade, nossos congressistas puderam mostrar seus dotes artísticos para discutirmos um pouco as Ciências Biológicas. Outro diferencial do CAEB sempre foi seu cunho solidário: nesta edição realizamos uma campanha de doação de sangue em conjunto com o Hemocentro - UNICAMP

 

bottom of page